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Ceiça Aldana

Por Ceiça Aldana, redatora e social media da E-Atrica

Conversão de e-commerce de moda: veja 7 dicas para aumentar as vendas

conversão de e-commerce de moda

Para obter sucesso e aumentar as vendas de e-commerce de roupas, é importante acompanhar a conversão de sua loja online, ou seja, saber quantas visitas às suas páginas se converteram efetivamente em vendas.

Ter um alto número de acessos e não conseguir fechar as vendas é motivo de preocupação, por isso, a métrica de conversão é uma das mais importantes no e-commerce.

O objetivo de analisar a taxa de conversão é encontrar em quais pontos a venda não foi concluída e, assim, tomar as ações necessárias para solucionar esses entraves e aumentar as vendas.

No e-commerce é essencial identificar o que está estimulando as vendas e o que está atrapalhando, ou melhor, em que ponto o cliente abandonou a compra e entender o porquê.

Com essas informações, é possível fazer um bom planejamento estratégico e conseguir reverter os leads em vendas efetivas.  

Para se obter o valor da taxa de conversão de visitantes em vendas, é simples, basta seguir a seguinte fórmula:

(número de vendas / quantidade de visitas) x 100

 

Veja o exemplo a seguir:

Se em um mês sua loja online obteve 1.000 acessos e concretizou 10 vendas, a taxa de conversão é de 1%.

No entanto, é difícil definir um número preciso para todo o e-commerce, ele pode variar bastante,  pois depende de muitos fatores, um deles é o nicho de vendas online e suas especificidades.  

Consumidores do setor de roupas têm o comportamento e necessidades diferentes daqueles do setor de eletrodomésticos, por exemplo.

Contudo, se há muitos acessos e poucas vendas, é necessário trabalhar estratégias para aumentar as conversões em vendas.

Nesse sentido, é importante utilizar ferramentas de marketing digital para medição de resultados, como o Google Analytics e Hotjar, por exemplo.

A função das ferramentas é permitir a personalização da loja online para promover melhorias e aumentar a conversão.

Confira agora 7 dicas para melhorar a conversão de e-commerce de moda:

  1. Pratique preços competitivos

conversão de e-commerce de moda

Bons preços são sempre atrativos para qualquer consumidor. Deixar claro o valor a ser pago é essencial, pois incertezas quanto ao preço podem afugentar o cliente.

Para chegar a um preço justo, a princípio, calcule o valor normal que você consegue oferecer. Depois disso, avalie os preços da concorrência para poder chegar a preços competitivos.

Se o valor de suas peças não pode ser reduzido, em contrapartida, ofereça algum benefício.

Na maioria das vezes, o cliente não se importa em pagar um pouco mais se ele sentir que está fazendo um negócio seguro, adquirindo um produto de qualidade e, ainda, obtendo alguma vantagem.

  1. Ofereça boas condições de frete

 

Frete grátis é o que todo mundo quer, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Assim, encontre formas de diminuir o valor da entrega no seu e-commerce oferecendo diferentes opções de valor e prazos de entrega.

Outro ponto, é usar o frete de forma estratégica. Divulgar o valor logo no início vai transmitir maior transparência e confiança no ato da venda.

Os consumidores não gostam de surpresas desagradáveis. Um valor mais alto e, principalmente, na finalização da venda é um fator que diminui a conversão em vendas.

  1. Ofereça checkout simplificado

Faça da compra na sua loja virtual uma experiência positiva. Facilite a confirmação de dados e evite solicitar informações desnecessárias que prolongam a conclusão da venda. Ao final, o cliente precisa se sentir tranquilo e confiante de que está fazendo um bom negócio.

Ofereça todas as informações referentes à compra e opções de pagamento de forma objetiva. Um chat online pode ajudar bastante, nesse momento, para tirar qualquer dúvida.

No momento do pagamento, evite o direcionamento para outro site, isso pode dispersar a atenção do cliente e causar insegurança. Um checkout simplificado e transparente, propicia o aumento da taxa de conversão.

  1. Utilize boas fotos e vídeos para divulgar as peças

Para aumentar as vendas de e-commerce de roupas, você deve caprichar na apresentação dos produtos, pois é a etapa mais atraente em se tratando de moda. Use e abuse de boas fotos e vídeos.

Uma apresentação fraca ou insuficiente pode transmitir pouca credibilidade e profissionalismo.

É importante atentar às especificações das peças, modelos, cores, tipo de tecido e costura, para isso, as fotos precisam, além de ilustrar, ter boa resolução para mostrar detalhes e texturas.

Ainda, disponibilize tabela de medidas, facilidade de troca, demonstração do caimento da roupa, versatilidade e combinações da peça. Vídeos curtos são excelentes para esse fim e causam maior impacto.

  1. Otimize o carregamento da página

O carregamento do site pode comprometer muito as vendas do e-commerce, pois as chances do visitante abandonar um site lento são certas.

A experiência de compra deve ser tranquila, segura e rápida, portanto, lentidão é um péssimo negócio para as lojas virtuais,  principalmente ao abrir fotos e vídeos de moda,  isso pode causar a desistência da compra, já que as pessoas procuram o e-commerce pela comodidade e agilidade.

Portanto, otimizar o carregamento das páginas de sua loja pode fazer muita diferença nos resultados de conversão de vendas. Para isso, existem ferramentas de otimização e monitoramento do tempo de carregamento como o PageSpeed Insights, o Ubersuggest, o Semrush, entre outras.

  1. Invista em navegabilidade mobile

conversão de e-commerce mobile

A maioria das vendas online são feitas através dos dispositivos móveis. Dessa forma, dar atenção à experiência dos clientes a partir dos tablets e celulares é fundamental para uma loja virtual de sucesso.

Se você não está tendo bons resultados na conversão de vendas, talvez um dos motivos seja esse. A otimização do e-commerce de moda para dispositivos móveis deve receber a devida atenção.

É essencial que suas páginas sejam visualizadas de qualquer tipo de aparelho de forma fácil, rápida e intuitiva.

Outra vez aqui, o cuidado em exibir boas fotos das roupas, para que possam ser ampliadas e visualizadas em telas menores.

Como você pode ver, são vários fatores a serem observados e melhorados para conseguir aumentar as vendas no e-commerce de roupas.

Essas melhorias podem ser feitas com o uso de várias ferramentas de marketing digital testadas e avaliadas.

Por fim, é importante frisar que as práticas para aumentar as vendas em lojas virtuais devem ser permanentes, para identificar mais rapidamente erros e acertos e aplicar o quanto antes as estratégias de melhorias.

 

  1. Invista em gestão de tráfego 

 

Para se destacar na imensidão da internet é fundamental investir em estratégias de tráfego, tanto o orgânico como o pago, pois uma forma complementa a outra.

No tráfego orgânico o cliente acessa as páginas da sua loja de forma natural, através de buscadores como o Google. No entanto, para que elas apareçam nas melhores posições, é importante planejar e executar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, entre outras.

Já o tráfego pago, consiste em investir em plataformas pagas, como por exemplo: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads, que colocam suas páginas e conteúdos em posição de destaque, através de anúncios publicitários.

No tráfego orgânico não há custo direto, o processo acontece de forma mais lenta, porém contínua e efetiva, consolidando e trazendo valor para sua marca a longo prazo.

Por outro lado, no tráfego pago, existe um custo, porém o retorno é imediato, pois essas plataformas dão destaque ao seu negócio, impulsionam promoções e ações específicas, conteúdos de blog, fazem divulgação em outros sites e plataformas de redes sociais, melhorando muito a conversão do seu e-commerce e trazendo ótimos e rápidos resultados com as vendas. 

Como você pode ver, são vários fatores a serem observados e melhorados para conseguir aumentar as vendas no e-commerce de roupas.

Essas melhorias podem ser feitas com o uso de várias ferramentas de marketing digital testadas e avaliadas.

Por fim, é importante frisar que as práticas para aumentar as vendas em lojas virtuais devem ser permanentes, para identificar mais rapidamente erros e acertos e aplicar o quanto antes as estratégias de melhorias.

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