E-Atrica

Blog

Gabriel Aldana E-Atrica

Por Gabriel Aldana, sócio-diretor da E-Atrica

Anúncios no Google Ads: Fique de Olho Nestes 7 Indicadores

Anúncios no Google Ads

Quem já acessou a plataforma do Google Ads sabe que são inúmeros os recursos e os indicadores disponíveis para análise. Existem também muitos níveis para analisar esses indicadores e muitas vezes quem está iniciando na plataforma fica até confuso. Por onde, então, começar a análise?

Vou sugerir sete indicadores para começar, porém, essa sugestão é para os níveis campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave. Funciona para outros níveis também? A resposta é sim, porém, a ideia aqui é focar na qualidade dos anúncios feitos em determinada campanha e as palavras-chave escolhidas. Para que fique mais claro, os níveis estão marcados na figura abaixo:

Ou seja, tudo o que for indicado aqui, vale para estes 04 níveis: campanhas, Grupos de Anúncios, Anúncios e Palavras-chave. Desta forma, você saberá como cada palavra-chave escolhida performa, como cada anúncio e cada grupo contendo estes anúncios estão indo e o desempenho das suas campanhas de um modo geral. Então, sem mais delongas, vamos lá:

  1. CTR:
    É a taxa de cliques recebidos, que é calculada com o número de cliques pelo número de exibições do anúncio ou campanha. Este indicador é um dos mais importantes, pois está diretamente ligado à qualidade e eficiência do seu anúncio, ou seja, quanto mais objetivo e melhor escrito, mais cliques vai receber e maior será o CTR. Ter este indicador muito baixo derruba seus anúncios, então, fique de olho!
  2. Taxa de Conversão:
    Este KPI está ligado à qualidade do anúncio e do conteúdo de sua página. Ele revela a quantidade de vezes que seu cliente potencial fez a ação determinada por você em seu site, seja ela o preenchimento de um formulário, cadastro na newsletter, download de um e-book ou compra no e-commerce. Quanto maior a taxa de conversão, mais leads e mais vendas entrarão!
  3. Cliques: este aqui parece óbvio, é a quantidade de cliques recebidos nos anúncios. Então, quanto mais cliques, melhor, certo? Nem sempre! Se seu anúncio tiver uma grande quantidade de cliques e uma conversão baixa, muito provavelmente o conteúdo da sua página não era o que o usuário esperava e ele saiu sem converter, ou seja, dinheiro jogado fora! Cuide para que sua taxa de conversão seja proporcional aos cliques.
  4. Impressões: é o número de vezes que seu anúncio é exibido. Óbvio também, não? Porém, ter muitas impressões e poucos cliques indica que, muito provavelmente, seus anúncios não estão sendo bem planejados, não estão sendo exibidos para o público correto ou não estão com as palavras-chave corretas. Se isso ocorrer, nosso amigo CTR ali em cima cai e, consequentemente, seus anúncios também.
  5. CPC Médio: o Custo Por Clique médio indica, em média, o quanto você está pagando em cada clique recebido. Para que seu CPC Médio seja bom, é preciso planejar bem as palavras-chave e ficar de olho no quanto você está pagando por palavra. Nem sempre as mais procuradas são as ideais para ser compradas, principalmente se você for um pequeno ou médio empresário.
  6. Custo:
    Obviamente, este indicador representa o quanto foi gasto em determinada campanha, por isso, é, geralmente, o mais analisado. O importante aqui é abrir nos outros níveis para saber não só o quanto foi investido na campanha em geral, mas o quanto de dinheiro foi colocado em cada anúncio e em cada palavra-chave. É sempre bom entender o que está elevando ou otimizando seu investimento.
  7. Custo/conversão:
    O custo por conversão é o KPI que está mais diretamente ligado, em termos financeiros, a uma venda em ação dentro de uma página. Ele pode indicar o quanto foi gasto por cada lead ou cada venda, por exemplo (se estas foram determinadas “conversões” nas campanhas). É uma consequência de todos os outros indicadores anteriores e um dos que vai dizer se a campanha está valendo a pena ou não.

 

É sempre bom lembrar que o planejamento de uma campanha deve ser feito da forma mais cuidadosa possível, utilizando o planejador de palavras-chave da ferramenta e controlando o custo de cada palavra, além é claro, da qualidade empregada no anúncio. Assim como no marketing tradicional, o marketing digital exige objetividade e ótima comunicação, portanto, conheça bem seu público e seu segmento.

Existem inúmeros outros indicadores para análise e em vários níveis, mas estes 07 são uma excelente pedida para começar suas campanhas, desenvolver suas habilidades na ferramenta e alcançar os primeiros resultados. Através de uma boa análise, é possível investir de forma muito eficaz!

×