Por Ceiça Aldana, redatora e social media da E-Atrica
Para obter sucesso e aumentar as vendas de e-commerce de roupas, é importante acompanhar a conversão de sua loja online, ou seja, saber quantas visitas às suas páginas se converteram efetivamente em vendas.
Ter um alto número de acessos e não conseguir fechar as vendas é motivo de preocupação, por isso, a métrica de conversão é uma das mais importantes no e-commerce.
O objetivo de analisar a taxa de conversão é encontrar em quais pontos a venda não foi concluída e, assim, tomar as ações necessárias para solucionar esses entraves e aumentar as vendas.
No e-commerce é essencial identificar o que está estimulando as vendas e o que está atrapalhando, ou melhor, em que ponto o cliente abandonou a compra e entender o porquê.
Com essas informações, é possível fazer um bom planejamento estratégico e conseguir reverter os leads em vendas efetivas.
Para se obter o valor da taxa de conversão de visitantes em vendas, é simples, basta seguir a seguinte fórmula:
(número de vendas / quantidade de visitas) x 100
Veja o exemplo a seguir:
Se em um mês sua loja online obteve 1.000 acessos e concretizou 10 vendas, a taxa de conversão é de 1%.
No entanto, é difícil definir um número preciso para todo o e-commerce, ele pode variar bastante, pois depende de muitos fatores, um deles é o nicho de vendas online e suas especificidades.
Consumidores do setor de roupas têm o comportamento e necessidades diferentes daqueles do setor de eletrodomésticos, por exemplo.
Contudo, se há muitos acessos e poucas vendas, é necessário trabalhar estratégias para aumentar as conversões em vendas.
Nesse sentido, é importante utilizar ferramentas de marketing digital para medição de resultados, como o Google Analytics e Hotjar, por exemplo.
A função das ferramentas é permitir a personalização da loja online para promover melhorias e aumentar a conversão.
Confira agora 7 dicas para melhorar a conversão de e-commerce de moda:
Bons preços são sempre atrativos para qualquer consumidor. Deixar claro o valor a ser pago é essencial, pois incertezas quanto ao preço podem afugentar o cliente.
Para chegar a um preço justo, a princípio, calcule o valor normal que você consegue oferecer. Depois disso, avalie os preços da concorrência para poder chegar a preços competitivos.
Se o valor de suas peças não pode ser reduzido, em contrapartida, ofereça algum benefício.
Na maioria das vezes, o cliente não se importa em pagar um pouco mais se ele sentir que está fazendo um negócio seguro, adquirindo um produto de qualidade e, ainda, obtendo alguma vantagem.
Frete grátis é o que todo mundo quer, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Assim, encontre formas de diminuir o valor da entrega no seu e-commerce oferecendo diferentes opções de valor e prazos de entrega.
Outro ponto, é usar o frete de forma estratégica. Divulgar o valor logo no início vai transmitir maior transparência e confiança no ato da venda.
Os consumidores não gostam de surpresas desagradáveis. Um valor mais alto e, principalmente, na finalização da venda é um fator que diminui a conversão em vendas.
Faça da compra na sua loja virtual uma experiência positiva. Facilite a confirmação de dados e evite solicitar informações desnecessárias que prolongam a conclusão da venda. Ao final, o cliente precisa se sentir tranquilo e confiante de que está fazendo um bom negócio.
Ofereça todas as informações referentes à compra e opções de pagamento de forma objetiva. Um chat online pode ajudar bastante, nesse momento, para tirar qualquer dúvida.
No momento do pagamento, evite o direcionamento para outro site, isso pode dispersar a atenção do cliente e causar insegurança. Um checkout simplificado e transparente, propicia o aumento da taxa de conversão.
Para aumentar as vendas de e-commerce de roupas, você deve caprichar na apresentação dos produtos, pois é a etapa mais atraente em se tratando de moda. Use e abuse de boas fotos e vídeos.
Uma apresentação fraca ou insuficiente pode transmitir pouca credibilidade e profissionalismo.
É importante atentar às especificações das peças, modelos, cores, tipo de tecido e costura, para isso, as fotos precisam, além de ilustrar, ter boa resolução para mostrar detalhes e texturas.
Ainda, disponibilize tabela de medidas, facilidade de troca, demonstração do caimento da roupa, versatilidade e combinações da peça. Vídeos curtos são excelentes para esse fim e causam maior impacto.
O carregamento do site pode comprometer muito as vendas do e-commerce, pois as chances do visitante abandonar um site lento são certas.
A experiência de compra deve ser tranquila, segura e rápida, portanto, lentidão é um péssimo negócio para as lojas virtuais, principalmente ao abrir fotos e vídeos de moda, isso pode causar a desistência da compra, já que as pessoas procuram o e-commerce pela comodidade e agilidade.
Portanto, otimizar o carregamento das páginas de sua loja pode fazer muita diferença nos resultados de conversão de vendas. Para isso, existem ferramentas de otimização e monitoramento do tempo de carregamento como o PageSpeed Insights, o Ubersuggest, o Semrush, entre outras.
A maioria das vendas online são feitas através dos dispositivos móveis. Dessa forma, dar atenção à experiência dos clientes a partir dos tablets e celulares é fundamental para uma loja virtual de sucesso.
Se você não está tendo bons resultados na conversão de vendas, talvez um dos motivos seja esse. A otimização do e-commerce de moda para dispositivos móveis deve receber a devida atenção.
É essencial que suas páginas sejam visualizadas de qualquer tipo de aparelho de forma fácil, rápida e intuitiva.
Outra vez aqui, o cuidado em exibir boas fotos das roupas, para que possam ser ampliadas e visualizadas em telas menores.
Como você pode ver, são vários fatores a serem observados e melhorados para conseguir aumentar as vendas no e-commerce de roupas.
Essas melhorias podem ser feitas com o uso de várias ferramentas de marketing digital testadas e avaliadas.
Por fim, é importante frisar que as práticas para aumentar as vendas em lojas virtuais devem ser permanentes, para identificar mais rapidamente erros e acertos e aplicar o quanto antes as estratégias de melhorias.
Para se destacar na imensidão da internet é fundamental investir em estratégias de tráfego, tanto o orgânico como o pago, pois uma forma complementa a outra.
No tráfego orgânico o cliente acessa as páginas da sua loja de forma natural, através de buscadores como o Google. No entanto, para que elas apareçam nas melhores posições, é importante planejar e executar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, entre outras.
Já o tráfego pago, consiste em investir em plataformas pagas, como por exemplo: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads, que colocam suas páginas e conteúdos em posição de destaque, através de anúncios publicitários.
No tráfego orgânico não há custo direto, o processo acontece de forma mais lenta, porém contínua e efetiva, consolidando e trazendo valor para sua marca a longo prazo.
Por outro lado, no tráfego pago, existe um custo, porém o retorno é imediato, pois essas plataformas dão destaque ao seu negócio, impulsionam promoções e ações específicas, conteúdos de blog, fazem divulgação em outros sites e plataformas de redes sociais, melhorando muito a conversão do seu e-commerce e trazendo ótimos e rápidos resultados com as vendas.
Como você pode ver, são vários fatores a serem observados e melhorados para conseguir aumentar as vendas no e-commerce de roupas.
Essas melhorias podem ser feitas com o uso de várias ferramentas de marketing digital testadas e avaliadas.
Por fim, é importante frisar que as práticas para aumentar as vendas em lojas virtuais devem ser permanentes, para identificar mais rapidamente erros e acertos e aplicar o quanto antes as estratégias de melhorias.
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