Por Ceiça Aldana, redatora e social media da E-Atrica
Com o objetivo de ajudar os empreendedores que buscam aumentar suas vendas a se prepararem no marketing digital, neste ano, destacamos aqui 7 tendências do marketing digital para 2023.
O marketing digital é um caminho sem volta e vem crescendo rapidamente, criando novas ferramentas e aprimorando as já existentes, tudo para atrair clientes, criar relacionamentos, aumentar as vendas e fazer excelentes negócios.
Empresas que investem em marketing digital obtêm vantagem frente à concorrência, pela agilidade, eficiência e facilidade oferecida nos processos.
Além disso, melhoram a comunicação com os clientes, possibilitam a análise e mensuração das ações e oferecem mais oportunidades para as empresas.
Quando falamos de marketing digital estamos falando de um conceito bastante amplo e que envolve uma série de ferramentas.
Para você entender melhor, a seguir, abordamos 7 tendências de marketing digital para 2023:
A inteligência artificial está na maioria dos sistemas que usamos, desde os aplicativos de rotas, como Google Maps e Waze, aos recursos de reconhecimento facial e redes sociais.
Quando fazemos uma busca no Google, é ela que entra em ação, através de algoritmos cada vez mais precisos para trazer o melhor e mais rápido resultado.
No marketing digital, a inteligência artificial deve se tornar ainda mais relevante entre as tendências de marketing digital em 2023.
A Inteligência Artificial está presente nos algoritmos que regem os anúncios do Google Ads e Facebook Ads, analisa o comportamento dos consumidores, personaliza anúncios, traz aos usuários ofertas dos produtos mais desejados, aumentando muito as chances de vendas.
Uma das maiores tendências recentes que envolve a utilização de Inteligência Artificial é o ChatGPT, ferramenta que através de chat com IA, responde perguntas, realiza tarefas e pode ser utilizado para elaborar estratégias de marketing e vendas.
Diante disso, a empresa deve estar preparada para saber como utilizar a IA das plataformas de anúncios e outras ferramentas, tirando o melhor proveito em seus processos para impulsionar os negócios e fortalecer sua marca.
O Chat Commerce é uma plataforma de mensagens instantâneas utilizada como um canal de vendas on-line. Essa plataforma mistura a tecnologia dos chatbots – robôs de comunicação automatizada – com a interação humana.
Atualmente, é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital, principalmente no comércio varejista, no qual a otimização do atendimento e a satisfação do cliente fazem toda a diferença.
Portanto, implantar essa ferramenta à estratégia digital da sua empresa pode trazer excelentes resultados com baixo custo.
É provável que você já tenha comprado por chat commerce mesmo sem saber, pois o Whatsapp e Instagram também são ferramentas de chat commerce. Assim, se você ainda não faz negócios através destas plataformas e de outras, está perdendo vendas.
Por meio do chat commerce, o cliente pode tirar dúvidas sobre as características do produto, como cor e tamanho, por exemplo, e, assim, concluir uma compra com segurança e agilidade.
Além disso, o chat commerce pode aumentar as vendas por meio da recuperação de carrinhos de compras abandonados no e-commerce, muitas vezes, por dúvidas ou insegurança do cliente no momento da compra.
Como o nome sugere, é um mergulho num mix do mundo real e do mundo virtual. São experiências que transcendem através da estimulação dos sentidos humanos.
Com a competição cada vez mais acirrada entre as empresas, é preciso se destacar para atrair, cativar e conquistar a audiência, por isso, essa ferramenta é uma forte tendência de marketing digital em 2023.
A estimulação sensorial proporciona uma experiência única, cria memórias e aumenta a proximidade do público com a marca.
Esse instrumento de atração já é conhecido do público, basta lembrar dos quiosques de degustação de produtos nos supermercados, ou a oferta de amostras de fragrância nas lojas de perfumaria.
Porém, no marketing digital, existe a soma dos recursos tecnológicos, diferencial para oferecer uma experiência inesquecível e reforçar a imagem da marca na mente do consumidor, como, por exemplo, o uso de óculos de realidade virtual para os amantes de games.
Ainda, plataformas como Facebook estão investindo em experiências imersivas com avatares, oferecendo produtos e serviços em ambientes virtuais.
Uma boa prática para a empresa que vende tanto online como em loja física, por exemplo, é oferecer um tour virtual 360º à loja física inserindo cupons e descontos como estímulo para que os clientes, que compraram no digital, possam também comprar no físico, e vice-versa, proporcionando, assim, uma experiência omnichannel.
Sua empresa vende calçados, porém, se a página da sua loja não estiver bem posicionada nos resultados de busca da internet, dificilmente ela será acessada por alguém que queira comprar um tênis, concorda?
Através de algoritmos e outras séries de ações e técnicas conectadas, o SEO trabalha para melhorar o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca da internet.
Dessa forma, as práticas de SEO estão em constante mudança e aperfeiçoamento graças à entrada da Inteligência Artificial. Os algoritmos estão cada vez mais inteligentes e focados em indexar textos coerentes e com boa escrita.
Para 2023, as tendências de SEO são Machine Learning e Inteligência Artifical com otimização de conteúdo, link building e pesquisa de palavras-chave; Atualizações do Google com novos algoritmos e a Descontinuação de cookies de terceiros, obtendo dados dos usuários sem a necessidade dos cookies.
Assim, estar sempre de olho nas mudanças de SEO é fundamental e traz excelente retorno e benefícios aos clientes e às empresas que se mantêm abertas para a inovação do marketing digital.
Vale destacar a importância de ajustar as estratégias de SEO às configurações dos aparelhos celulares, visto que a maioria dos usuários acessam a internet através deles.
As redes sociais têm um enorme poder de alcance, assim, é esperado que elas continuem se atualizando para conquistar mais engajamento e oferecer ainda mais ótimas experiências aos usuários.
Há tempos, as redes deixaram de ser só uma conexão social e passaram a produzir cada vez mais conteúdos de promoção e divulgação para as marcas e serviços, se tornando o primeiro canal de busca e visualização das marcas.
Portanto, acompanhar as atualizações e mudanças dos algoritmos em relação ao alcance orgânico é essencial.
O Instagram, por exemplo, teve uma queda no alcance orgânico, direcionando para a necessidade de fazer anúncios. Já no Tik Tok, por ser uma rede social mais recente, atingiu maior alcance orgânico e trouxe mais resultados sem necessidade de anúncios pagos.
O formato de vídeos curtos com conteúdos rápidos, como Tik Tok, é uma estratégia crescente e bem-sucedida, assim, deve se ampliar e ser seguida por outras plataformas novas e antigas, como Facebook.
Outro provável crescimento é a parceria de microinfluenciadores e marcas para divulgação de produtos, uma vez que estes perfis possuem maior taxa de engajamento e proximidade com seus seguidores e trazem retorno às empresas, além de ser mais acessível para elas.
O objetivo do inbound marketing é proporcionar uma ótima experiência, melhorar o relacionamento e ganhar a confiança do cliente através de ensinamentos e informações úteis com as quais ele consiga solucionar seus problemas.
Com o aumento de concorrência e inflação do custo de anúncios, o marketing de atração vem se consolidando ano a ano como uma estratégia de conquista de clientes de forma mais consistente, duradoura, eficaz e econômica.
Assim, produzir conteúdos relevantes com uma linguagem clara e objetiva é um diferencial e uma maneira de se destacar num mercado competitivo.
Se o consumidor encontra soluções para as suas necessidades em conteúdos informativos, como vídeos, blogs e redes sociais, é bem provável que ele seja atraído por essa marca.
Para as empresas que querem se utilizar do inbound marketing, existem algumas ferramentas, com inteligência artificial cada vez mais apurada, para automação de marketing digital, exemplo disso são Leadlovers, RD Station e Mailchimp.
Tratam-se de plataformas que simplificam os processos de geração de leads e vendas online. Focam no relacionamento entre marca e cliente e são ferramentas muito úteis a pequenas e médias empresas que precisam otimizar tarefas e obter resultados rápidos na internet.
Com elas é possível criar um blog com postagens; funis de vendas; páginas de vendas; e-mails, gerenciamento de mídias sociais, entre outras.
Para que suas vendas aumentem é importante que o cliente tenha uma boa experiência ao acessar sua página.
Uma boa forma de entender isso, é se colocar no lugar dele: Como você gostaria que fosse sua visita a um site de compras?
Provavelmente, sua resposta seria:
Um site de fácil navegação, leve, rápido, com informações precisas e poucos cliques.
Assim, para conseguir essa conexão é necessário conhecer seu público, entender o que ele quer, seu comportamento e suas necessidades para poder satisfazê-las.
Nesse sentido, é muito válido fazer pesquisas com os clientes em relação à navegação e usar ferramentas de mapas de calor, como Hotjar, para obter informações do que fazem os visitantes na sua página.
Portanto, o papel da user experience é conhecer o seu público para oferecer uma experiência de usuário fácil, agradável e satisfatória.
Numa página otimizada, é bem provável que você efetue a compra, fique satisfeito e volte a comprar.
Além disso, marketing e vendas devem trabalhar juntos, desde as primeiras análises das ferrramentas até os testes de execução, para não haver embaraços no momento de fechar a venda.
Atender bem ao cliente é imprescindível num mercado de concorrência tão acirrada.
Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre algumas estratégias digitais e encontrar ideias para alavancar o seu negócio.
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