Por Gabriel Aldana, sócio-diretor da E-Atrica
Quem já acessou a plataforma do Google Ads sabe que são inúmeros os recursos e os indicadores disponíveis para análise. Existem também muitos níveis para analisar esses indicadores e muitas vezes quem está iniciando na plataforma fica até confuso. Por onde, então, começar a análise?
Vou sugerir sete indicadores para começar, porém, essa sugestão é para os níveis campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave. Funciona para outros níveis também? A resposta é sim, porém, a ideia aqui é focar na qualidade dos anúncios feitos em determinada campanha e as palavras-chave escolhidas. Para que fique mais claro, os níveis estão marcados na figura abaixo:
Ou seja, tudo o que for indicado aqui, vale para estes 04 níveis: campanhas, Grupos de Anúncios, Anúncios e Palavras-chave. Desta forma, você saberá como cada palavra-chave escolhida performa, como cada anúncio e cada grupo contendo estes anúncios estão indo e o desempenho das suas campanhas de um modo geral. Então, sem mais delongas, vamos lá:
É sempre bom lembrar que o planejamento de uma campanha deve ser feito da forma mais cuidadosa possível, utilizando o planejador de palavras-chave da ferramenta e controlando o custo de cada palavra, além é claro, da qualidade empregada no anúncio. Assim como no marketing tradicional, o marketing digital exige objetividade e ótima comunicação, portanto, conheça bem seu público e seu segmento.
Existem inúmeros outros indicadores para análise e em vários níveis, mas estes 07 são uma excelente pedida para começar suas campanhas, desenvolver suas habilidades na ferramenta e alcançar os primeiros resultados. Através de uma boa análise, é possível investir de forma muito eficaz!
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