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Gabriel Aldana E-Atrica

Por Gabriel Aldana, sócio-diretor da E-Atrica

SEO: veja 5 práticas para melhorar o rankeamento do seu site

Um dos fatores mais importantes para ter sucesso no marketing digital é, sem dúvida nenhuma, o SEO. O Search Engine Optimization, de forma simples, nada mais é que a adaptação do seu site dentro das exigências do Google (e outros buscadores) para que ele seja encontrado nas buscas orgânicas feitas pelos usuários. 

Diferentemente do SEM (Search Engine Marketing), o SEO é orgânico, ou seja, não é possível pagar para aparecer nas buscas como no SEM. Além disso, ele não tem as mesmas métricas utilizadas na plataforma do Google Ads. Esse fato faz com que a mensuração não seja tão precisa quanto nos links patrocinados. Por essa razão muita gente acha SEO um tanto quanto “nebuloso”, mas no fundo, não é tão complicado entender. 

É bem verdade que não se sabe de maneira exata e detalhada tudo que o Google leva em consideração para fazer o ranqueamento, pois isso faz parte de seu algorítimo. porém, algumas práticas divulgadas pelo próprio Google já foram testadas, validadas e funcionam muito bem. Aqui vão, então, cinco boas práticas para SEO:

Otimizar seu conteúdo com palavras-chave: é sempre muito importante que você saiba quais as palavras chave que seu público busca. Para isso, existem ferramentas com o Google Trends e Ubersuggest. Colocar estas palavras ao longo de seu conteúdo é fundamental para que seu site seja encontrado. Uma boa dica para quem não está acostumando a fazer isso, é escrever normalmente o texto e, ao final, encaixar as palavras-chave. Depois de algum tempo, elas virão naturalmente ao longo da dissertação!

Link building: essa aqui é uma prática fundamental para dar volume de acessos. O link building se caracteriza pela presença de links do seu site em outros portais. Quanto mais links externos apontando para seu site, mais canais de entrada ele terá e quanto maior a relevância dos sites externos, maior e mais qualificado será seu público. Para que isso ocorra, é sempre bom ter parcerias comerciais, divulgar conteúdo em canais externos e, é claro, cuidar para que estes sejam idôneos e tenham conteúdo de boa qualidade, caso contrário, perderá pontos no ranking.

Versão mobile ou responsiva do site: divulgada mais recentemente (dois anos, mais ou menos), essa já era uma prática recomendada para quem quisesse ter maior presença e ser atrativo para seu público, ainda mais para o e-commerce, visto que as vendas por dispositivos mobile aumentaram em 57% no 1º semestre de 2019* em relação ao mesmo período no ano anterior, porém, também foi anunciado que quem não tiver o site adaptado para os dispositivos móveis, perderá posições.

Links para conteúdos do próprio site: o tempo de permanência com interatividade no site é um fator muito importante para se ter relevância. Quanto mais atrativo, interessante e certeiro for o conteúdo, mais interatividade o seu público terá. Por isso, é sempre bom colocar links ao longo de um texto para outros no próprio site, pois isso, se bem feito, vai aumentar o interesse do público e estimular navegação, aumentando a relevância e jogando seu site para melhores posições.

Participar de eventos: isso mesmo, eventos são importantes para gerar SEO! É sempre bom lembrar que o mundo digital só existe por causa do mundo físico e os dois devem andar integrados, assim como marketing digital e tradicional. Participar de eventos que serão noticiados em mídias digitais e até físicas, pode levar mais gente ao seu site, pois a evidência sobre sua marca ou empresa aumentará. Ao saber através da cobertura de eventos do segmento sobre seus produto ou serviços, a tendência é que o público interessado vá até seu site. Além disso, essa prática pode gerar uma outra já dita neste texto: o link building! Ter links de seu produto ou serviço em portais relevantes de notícias com certeza vai ajudar bastante.

Depois destes cinco exemplos, fica claro que o SEO não é “gratuito” como muita gente diz. Colocar em prática tudo isso demanda tempo e dinheiro, por isso, é muito mais difícil e trabalhoso de ser feito. Além disso, esse é um trabalho diário contínuo e que não gera resultados imediatos.

É importante ressaltar que, para se obter sucesso com marketing digital, as práticas de SEO devem ser complementadas com SEM, e-mail marketing, presença e atividade em redes sociais e muitas outras. O importante aqui é fazer um pouco por vez e construir ao poucos sua autoridade, garantindo seu lugar no ranking!

*fonte: webshoppers 40, www.ebit.com.br

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